fbpx

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Cia de Teatro Parafernália

Conheça a história do teatro no Brasil

Memória; imaginação; experiência de vida… Os métodos de intepretação teatral entregam aos atores e atrizes diversas ferramentas para pesquisa, estudo e criação de suas personagens.

Abaixo conheceremos 3 diferentes pensamentos sobre como criar e dar vida para uma personagem.

Método Strasberg

Esse método é creditado a Lee Strasberg (1901-1982) e aos membros de seu grupo de teatro. Os atores Sanford Meisner, Robert Lewis e Stella Adler foram alguns que trabalharam com Lee Strasberg e ajudaram a desenvolver essa técnica de atuação.

O ensino de Strasberg enfatizou a prática de se conectar a um personagem baseando-se em emoções e memórias pessoais, auxiliadas por um conjunto de exercícios e práticas, incluindo memória dos sentidos e memória afetiva.

A técnica de atuação de Strasberg possui diferentes variedades. No geral, as técnicas desse método obrigam os atores a se imaginar com os pensamentos e emoções de seus personagens para desenvolver performances realistas. Esse tipo de método de atuação é comum a muitos atores americanos que você vê na televisão, como Jared Leto, Jake Gyllenhaal e Angelina Jolie.

Esse método foi uma das grandes influências para outro muito conhecido, o método da Stella Adler.

Método Meisner

A técnica de atuação de Sanford Meisner (1905-1997) está intimamente relacionada à técnica de atuação do Strasberg. Ela requer que o ator se concentre não em si mesmo, mas inteiramente no outro, como se ele fosse real e só exista naquele momento. Esse tipo de método de atuação faz a cena do ator parecer mais autêntica para o público.

O exercício essencial que Meisner inventou para treinar as respostas dos atores é chamado de Exercício de Repetição.

Neste exercício, dois atores se sentam um diante do outro e respondem um ao outro através de uma frase repetida. A frase é sobre o comportamento um do outro e reflete o que está acontecendo entre eles no momento. A maneira como essa frase é dita, conforme se repete, muda de significado, tom e intensidade para corresponder ao comportamento que cada ator produz em relação ao outro. Através desse dispositivo, o ator deixa de pensar no que dizer e fazer e responde de maneira mais livre e espontânea, tanto física quanto vocalmente.

Método Peter Brook

O método de atuação de Peter Brook (1925-) enfatiza a comunicação entre os atores e o público. Esse foco, resumido na nomenclatura de Antonin Artaud “Teatro da Crueldade”, foi direcionado para provocar a maior reação emocional dos membros da plateia. Em outras palavras, faça-os se contorcer desconfortavelmente em seus assentos. Alguns dos exercícios de direção desse método mostram essa mudança de foco, tentando fazer com que os atores vão além do “texto”, expressando emoções muito mais fisicamente.

Brook acreditava que, quando o público consegue simpatizar com as emoções dos atores, eles são bem-sucedidos. Quando a plateia fica entediada, ouvindo um recital de palavras sem emoção, o ator falha.

Se o ator não estiver 100% comprometido com o papel e não tiver investido na profundidade emocional e não acreditar no personagem, ele não fará uma conexão com seu papel, assim fazendo com que ele não faça uma conexão com os seus parceiros de cena, com a peça e, principalmente com o seu público.

Fonte: Itaú Culural e Teatro Escola Macunaíma

Por Jéssica Eduarda

Clicando aqui você verá a primeira parte do artigo sobre “Métodos de Interpretação Teatral”

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Cia de Teatro Parafernália

Compartilhe com seus amigos:

NOTÍCIAS RECENTES

Confira nossa agenda e não perca nenhuma atração cultural.

Teatroterapia

A Arte como Terapia

Métodos de Interpretação Teatral

FIQUE POR DENTRO