fbpx

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Cia de Teatro Parafernália

A arte e terapia é uma técnica que faz parte da terapia alternativa que tem por objetivo estimular a expressão dos sentimentos internos em forma de arte, seja na pintura, no teatro, na música ou na dança.

Trabalhar com as emoções na arteterapia

“As emoções têm uma importância fundamental no desenvolvimento e nas experiências humanas. Na arteterapia, o trabalho com as artes ajuda no desenvolvimento pessoal e emocional. São manejadas quatro fases para trabalhar as emoções na arteterapia: nomear, explorar, experimentar e integrar. As emoções são nossa forma de comunicação primária e podem ser mais importantes do que as palavras. Se as palavras não vão acompanhadas das emoções apropriadas, dificilmente serão acreditadas” (Duncan, 2007).

Normalmente, quando expressamos algo com emoções, utilizamos gestos, imagens, metáforas verbais e tons de voz para nos comunicar melhor com outras pessoas. Nos ajudam a entender e expressar muito mais do que as palavras sozinhas, quando as emoções são coerentes com estas palavras. As artes, como toda expressão não verbal, favorecem a exploração, expressão e comunicação de aspectos dos quais não somos conscientes.

O que faz um Arteterapeuta?

A arte faz parte da vida das pessoas desde as épocas mais antigas da humanidade. Mas como uma forma de terapia ela é usada desde o século XIX.  O arteterapeuta é responsável por aplicar técnicas de arteterapia com crianças, adultos e idosos, nos mais diversos ambientes em que haja a necessidade, como escolas, clínicas e hospitais.

Esse profissional utiliza a pintura, a música, o desenho, a dança e outros meios artísticos para canalizar energias e sentimentos, ajudando no autoconhecimento e na reflexão de problemas emocionais. Já existem estudos que comprovam os benefícios da arteterapia no tratamento de depressão, ansiedade, entre outros problemas que afetam a saúde mental.

Quais são os benefícios da terapia?

A terapia surgiu com a missão de tratar problemas emocionais e psicológicos. Nela o indivíduo tem o acompanhamento de um profissional que pode ser terapeuta, psicólogo ou psiquiatra, que o ajudará a entender quais são esses problemas que afetam a saúde mental e como encontrar soluções para resolvê-los.

Confira abaixo a lista com os principais benefícios da terapia:

° Autoconhecimento – a terapia ajuda o paciente a conhecer melhor sobre si mesmo, suas angústias, crenças, valores e objetivos de vida. Nessas situações, o indivíduo aprende a administrar seus sentimentos, a lidar com as ideias negativas, a melhorar a autoestima e enxergar seus potenciais.

° Motivação – funciona como uma meta a ser alcançada, as vezes o indivíduo considera muito difícil alcançar algum objetivo pessoal ou profissional. A terapia ajuda a encontrar a origem da falta de motivação, e a encontrar novos impulsos.

° Relacionamento interpessoal – para ter uma vida social é necessário saber se relacionar com outras pessoas. Algumas pessoas sentem muita dificuldade em fazer isso, seja pela timidez ou por estar enfrentando algum problema, como depressão. A terapia ajuda a desenvolver habilidades sociais.

° Resolução de problemas – às vezes pequenos problemas diários parecem uma missão impossível de vencer por quem está fazendo tratamento para ansiedade. Com a terapia o paciente consegue colocar ordem nos us objetivos e aprende a organizar o que precisa ser resolvido.

Referências:
Duncan, N. (2007). Trabajar con las Emociones en Arteterapia.
educamundo.com.br

Por Jéssica Eduarda

Conheça outros assuntos abordados pela Cia de Teatro Parafernália

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Cia de Teatro Parafernália

Compartilhe com seus amigos:

NOTÍCIAS RECENTES

Confira nossa agenda e não perca nenhuma atração cultural.

Teatroterapia

A Arte como Terapia

Métodos de Interpretação Teatral

FIQUE POR DENTRO