fbpx

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Cia de Teatro Parafernália

Já ouviu falar no termo performance? Ou em teatro performático?

Se formos ao dicionário, a palavra performance tem significado de desempenho, realização, atuação. O ator (aquele que age) realiza uma performance a partir do momento em que está em cena. Porém, a partir da década de 70 e até meados da década de 80, os movimentos teatrais no Brasil estavam ampliando as questões desenvolvidas no Modernismo, entrando na chamada cena contemporânea.

Teatro Performático e sua Poética Contemporânea

O teatro contemporâneo também é referido como pós-dramático, onde a cena é vista como um campo artístico expandido que foge do textocentrismo (ideia de que o texto teatral, o substantivo drama, é elemento central da peça), dando lugar a uma pesquisa que vai além das convenções clássicas, objetivando desabituar o fazer teatral. É uma busca de maneiras alternativas de lidar com o estabelecido, de experimentar estados psicofísicos alterados, de “criar situações que disseminam discordâncias diversas: de ordem econômica, emocional, biológica, ideológica, psicológica, espiritual, identitária, sexual, política, estética, social, racial, etc”.

Dentro desse quadro histórico, a performance se torna um gênero que desafia princípios classificatórios. Podendo mesclar elementos de outras artes como a dança e a música, está ligada a um trabalho de pesquisa corporal focada em liberdade de movimentos, que comunicam o que o atuador quer expressar com seu trabalho, tornando-se orgânicos, limpos.

Alguns exemplos de performance: “A história do homem que empurrou um bloco de gelo pelas ruas da Cidade do México até seu derretimento completo; ou o homem que armou sua festa de aniversário na rua, partilhou seu bolo, trocou abraços e recebeu votos de felicidade de desconhecidos”.

Parecem estranhas? Segundo Eleonora Fabião, a força da performance está justamente nesse estranhamento causado, pois oxigena e dinamiza as maneiras de agir e pensar a arte contemporânea, uma vez que turbina (seja positiva ou negativamente) a relação do indivíduo que assiste com o meio em que vive. Tira-o da zona de conforto, revela que todos somos agentes históricos dentro de um contexto.

Portanto, a performance é uma ação metodicamente calculada, conceitualmente polida, mas que não se restringe a obrigatoriedade de seguir algum padrão estético ou técnico. Ela objetiva a discussão, a reflexão, a análise da relação entre quem realiza e quem assiste.

BIBIOGRAFIAS:

FABIÃO, Eleonora – Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea

ARTAUD, Antonin – Teatro e seu duplo

Fonte: www.teatroemescala.com.br

Conheça os espetáculos da Cia de Teatro Parafernália.

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Cia de Teatro Parafernália

Compartilhe com seus amigos:

NOTÍCIAS RECENTES

Confira nossa agenda e não perca nenhuma atração cultural.

Teatroterapia

A Arte como Terapia

Métodos de Interpretação Teatral

FIQUE POR DENTRO