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A Cia de Teatro Parafernália, trabalha há 30 anos com projetos socioculturais, e há 20 trabalha com projetos vinculados à leis de incentivos fiscais, como a Lei de Incentivo Fiscal à Cultura, do governo federal e o ProAc, Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.
Ambas iniciativas trabalham com aportes que são descontados dos impostos gerados durante o ano. Lei federal com o imposto de renda e Proac com o ICMS.
VAMOS FALAR SOBRE AS VANTAGENS DE PATROCINAR UM PROJETO SOCIOCULTURAL?
São inúmeros os benefícios que o patrocínio à projetos socioculturais pode trazer para sua empresa e listamos algumas delas.
1. O abatimento/dedução do imposto
Em um projeto aprovado pela lei de incentivo fiscal federal as empresas podem destinar até 4% do imposto devido; e para pessoa física até 6% do imposto de renda pode ser destinado ao patrocínio de projetos culurais.
No Proac, a porcentagem varia de 0,06 a 3% e é calculada com base no que a empresa pagou de ICMS no ano anterior.
2. As contrapartidas
existem vários tipos de contrapartidas como, por exemplo, as apresentações não terem nenhum custo para o público ou apresentações extras para funcionários e família…
As contrapartidas sociais são amplamente impulsionadas pelas Leis de Incentivo à cultura, buscando democratizar o acesso da população, por meio de ingressos com desconto de 50%, entradas/ingressos gratuitas, oficinas, workshops culturais aberto à população.
Já as contrapartidas institucionais oferecem ao patrocinador o direito de 10% do produto apresentado como ingressos, cds, livros e apresentações, de acordo com o valor investido.
Além das contrapartidas na divulgação onde a marca da empresa patrocinadora aparece nos materiais de divulgação do projeto.
3. Transferência de valores
O dinheiro de imposto já é obrigatório, ou seja, sai de qualquer forma da empresa. Então porque não reverter esse valor em projetos que possam beneficiar muita gente, como pessoas da sua comunidade, a população da sua cidade, do seu Estado?
Uma produção cultural pode gerar emprego e beneficiar inúmeros profissionais envolvidos direta e indiretamente na produção e realização de um trabalho cultural, colaborando no fomento a economia criativa no Brasil.
A transferência de valores também ocorre de forma social, pois, ao patrocinar um projeto de cunho social, a empresa acaba por “emprestar” as mensagens transmitidas pelo espetáculo, comunicando o interesse da empresa em contribuir com ações voltadas à comunidade.
4. Fortalecimento da marca
Ter o nome da empresa vinculado a projetos cultural, social e ambiental é um diferencial porque é acreditar no poder transformador da cultura, nas experiências capazes de ampliar os horizontes da população, e nos resultados alcançados com as ações culturais.
Tudo isso confirma e evidencia o compromisso da empresa com a sociedade, fortalecendo seu posicionamento como marca socialmente responsável.
Com certeza a marca da empresa vai se fortalecer, não só pra quem recebeu o projeto, mas para amigos e familiares que ficarão sabendo da existência de um projeto patrocinado pela empresa e com certeza no próprio meio empresarial.
5. Gerar integração entre diversos setores da empresa
Patrocinar um projeto cultural é uma oportunidade de envolver o funcionário em uma ação maior promovendo integração entre eles.
A decisão de patrocinar um projeto não cabe a apenas um setor da empresa e os benefícios também não. Diversos setores da empresa patrocinadora. Comunicação e Marketing, Relações com a Comunidade, Financeiro, Rh, Equipe de voluntários vão trabalhar e se beneficiar juntos, gerando integração e propiciando o trabalho em equipe.
6. Criação de vínculo com a comunidade
Quando uma empresa se instala em uma determinada localidade ela passa a ter responsabilidade com aquele espaço e com seu entorno, e um projeto cultural desenvolvido para essas pessoas com certeza estreita os laços entre comunidade e empresa, porque a arte tem o dom de aproximar e comunicar.
7. Publicidade diferenciada
A publicidade gerada a partir de um projeto sociocultural é diferenciada, pois a arte é algo diferenciado, além das mídias pagas, TV, rádio, outdoor, entre outros, ainda podemos contar com a mídia espontânea e com a fala direta para o público antes e depois de cada ação.
8 – Incentivo à cultura
Incentivar a cultura é incentivar um futuro melhor para todos, é possibilitar o acesso a arte a tantas pessoas que por caminhos naturais nunca teriam essa oportunidade
A lista de benefícios não tem fim, mas devemos deixar muito claro e estabelecido que, sem dúvida alguma, incentivar projetos socioculturais e ambientais é abrir fronteiras na luta por mais educação e qualidade de vida.
Conheça os projetos da Cia de Teatro Parafernália
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