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O teatro, educação e sociedade mostra como a arte teatral pode auxiliar na integração dos alunos e na construção da moralidade, autonomia e autoestima, mostrando a sua importância e eficácia na formação de crianças e jovens.

O teatro, enquanto disciplina do currículo escolar formal já é realidade há algum tempo no Brasil.

O teatro, assim como a arte em geral, em parceria com a educação auxilia na formação total do indivíduo, contribuindo de forma direta para o exercício de respeito às diferenças entre as pessoas; uma construção social com base sólida, fundamentada na consciência do que é ser cidadão.

O ensino do teatro veio se modificando – e melhorando – ao longo da história do Brasil.          

O ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente –garante o acesso à cultura por meio do artigo 58º que diz:

“Capítulo IV – Do Direito à Educação, à cultura, ao Esporte e ao Lazer: Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura”.

Nessa mesma perspectiva o teatro também é utilizado na educação não formal, aquela que é praticada em ONG’s ou em espaços alternativos, que utilizam da arte para abordar assuntos do cotidiano do aluno, sejam esses de questão escolar, de convívio familiar ou de desvio de conduta.

As oficinas de teatro reduzem as chances dos alunos de se envolveram com atividades que os tragam algum risco, pois, o teatro oferece aos alunos, escola e comunidade escolar a redução da violência, simplesmente pelo envolvimento dos alunos com alguma prática relacionada à arte.

Essa alteração de comportamento ocorre pela elevação da autoestima dos alunos e sua relação de troca – troca de conhecimento, de histórias, de acontecimentos que marcaram suas vidas – com outros alunos; os estudantes passam a confiar mais uns nos outros e principalmente em si mesmo.

Segundo alguns teóricos, a prática é o melhor meio para se tratar questões sociais. Os jogos e elementos da técnica teatral são absorvidos de forma orgânica durante as oficinas, o que torna o aprendizado muito mais significativo e prazeroso.

Por meio do teatro, os alunos descobrem novas ideias, sentimentos, atitudes, e acabam desenvolvendo e ampliando sua capacidade de socialização através do contato com novos pontos de vista.

Partindo desse princípio, é de grande importância que os alunos recebam espetáculos teatrais em suas instituições de ensino. Ao assistir uma peça teatral a criança tem a oportunidade de entender como pode atuar efetivamente no mundo, refletindo, opinando, questionando e sugerindo a respeito de temas de grande relevância social.

Assistir à um espetáculo teatral traz às crianças um entendimento de mundo que em aula expositiva tradicional levaria muito tempo.

Com apresentações teatrais nas escolas, todos os alunos tem acesso à bens culturais que, na maioria dos casos, estariam fora de seu alcance.

Levar teatro às instituições de ensino é tornar a arte possível e acessível a todos, é democratizar a arte e a cultura.

Por João Paulo Vital

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