Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Cia de Teatro Parafernália
Leia também: Dramaturgos do Teatro Brasileiro
O teatro no Brasil chegou junto com o processo de colonização, tendo surgido com a catequese das tribos indígenas feitas pelos missionários da recém fundada Companhia de Jesus.
Os padres utilizavam o teatro como ferramenta pedagógica na educação religiosa, de modo a facilitar a comunicação e entendimento dos índios, e também auxiliava na civilização desse povo que se fascinava muito mais com as imagens representativas, do que com a literatura bíblica.
As peças possuíam cunho religioso, sempre com temas ligados à moral. Os personagens representados eram santos, imperadores e demônios. O intuito era o de mostrar de forma clara, porém simbólica, o amor e o temor a Deus.
O romantismo também influenciou o teatro brasileiro no século XIX, durante o período colonial e imperial. Revelou obras de grandes escritores, como José de Alencar e Machado de Assis, que ainda escreviam baseados no teatro europeu.
Foi com Martins Pena, que as problemáticas brasileiras chegaram ao teatro, através de suas famosas comédias de costume.
Em São Paulo, com o crescimento do teatro, houve um súbito crescimento urbano que alterou a sociedade e sua forma de consumo cultural ao mesmo tempo em que se tornava uma cidade descaracterizada, devido à falta de planejamento e ao grande e rápido crescimento populacional. O Brasil recebia espetáculos europeus, sempre com atraso e por vezes, a obra não era compreendida devido à presença de diferentes temporalidades históricas.
A construção do Teatro Municipal de São Paulo iniciou em 1903, devido à destruição do Teatro São José em 1898. Após o acidente, fazia-se necessária a construção de um novo espaço que pudesse abrigar as obras e companhias estrangeiras que aportavam no Brasil.
Havia grande interesse da cidade paulistana pelas artes dramáticas, não por acaso, em São Paulo foi criada a primeira escola de teatro do Brasil, o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, fundado em 1906.
Em 12 de setembro de 1911, com uma multidão de 20 mil pessoas na porta, é inaugurado o Teatro Municipal de São Paulo.
Outro grande impulso para o teatro no Brasil foi o surgimento do Teatro de Arena. Criado em São Paulo, em 1957, dando a oportunidade de atores amadores se tornarem profissionais. O Teatro de Arena foi responsável pela formação de grandes personalidades do teatro brasileiro.
Todos utilizam o teatro, todo cidadão é um ator. Em seu livro “História Mundial do Teatro”, Margot Berthold (2006) diz que:
“o encanto mágico do teatro, num sentido mais amplo, está na capacidade inexaurível de apresentar-se aos olhos do público sem revelar seu segredo pessoal”
Com o ser social também é assim, estamos cotidianamente tentando viver em sociedade, nos comunicando com amigos e familiares, sem, em hipótese alguma, revelar nossos segredos e fraquezas pessoais.
Por João Paulo Vital
Descubra outros assuntos sobre teatro e incentivo cultural
Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Cia de Teatro Parafernália