Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Cia de Teatro Parafernália
É um recurso terapêutico e de expressão riquíssimo, veículo de comunicação diversificado, que proporciona o treino de habilidades multidimensionais, qualidade de vida e autocuidado.
Criar um espaço de reflexão a respeito dos valores pessoais e da história de vida; promover o autocuidado, a consciência corporal, a auto – percepção, a auto – estima, a socialização, a troca de experiências no contexto grupal e auxiliar na vivência mais consciente do próprio cotidiano.
Estratégia terapêutica baseada no Método Boal de Teatro e Terapia (O Arco-Íris do Desejo), no Teatro da Espontaneidade de Moreno (Psicodrama), em princípios de psicomotricidade e abordagens corporais como a Bioenergética e o Sistema Rio Aberto, bases teórico-práticas da Terapia Ocupacional, além de ferramentas do teatro como a teatralidade, a espontaneidade e os jogos dramáticos.
O Teatro Espontâneo do Cotidiano concebe diversas maneiras de viver a realidade individual e coletiva de forma lúdica através da verbalização e de outras formas de expressão. Reviver a vida cotidiana, busca-se as questões conflitivas, intrincadas na maneira como cada um vivencia o cotidiano diante de situações desafiadoras. A liberação de emoções que emergem durante a terapia, é simbolicamente enfrentada, para que sejam transpostas para a atuação na vida real. A técnica teatral explora as possibilidades de reviver, concedendo-lhes o poder de transformação através da desconstrução deste cotidiano. Através dos jogos dramáticos, trabalham-se a espontaneidade, o processo criativo e a autoexpressão, habilidades necessárias para viabilizar novas maneiras de repensar as posturas pessoais, os papéis desempenhados e as atuações inconscientes, tornando-as visíveis, objetivas, com enfoque na resolução de conflitos. Além disso, as abordagens corporais permitem o acesso a emoções contidas e impressas no corpo, por meio da vivência de técnicas e movimentos que exploram a consciência corporal e a autopercepção.
O trabalho de interação grupal possibilita acessar a importância do grupo enquanto suporte e espelho no processo de autoconhecimento e de evolução pessoal.
Portanto, o processo terapêutico dá-se pela conscientização de si enquanto ser que pode atuar intencionalmente no mundo ao redor, um ser socialmente ativo e transformador da própria realidade.
Saiba mais:
Método Boal de Teatro e Terapia (O Arco-Íris do Desejo) – Augusto Boal
Teatro da Espontaneidade (Psicodrama) – Jacob Levy Moreno
O Sistema Rio Aberto – Maria Adela Palcos
Bioenergética – Alexander Lowen
Por Jéssica Eduarda
Conheça outros assuntos abordados pela Cia de Teatro Parafernália
Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Cia de Teatro Parafernália